Toque do Buza
  • Buza
  • Contato
  • Buza
  • Contato

Toque do Buza

Notícias

Um salto surpreendente do anonimato para o topo da categoria

escrito por Sidinei Buzanelo 15 de dezembro de 2024
Um salto surpreendente do anonimato para o topo da categoria

O empresário de Foz do Iguaçu, Haidar Hussein Haidar, de 41 anos, tem muito o que comemorar neste fim de 2024. E o motivo de toda essa felicidade mal passava pela cabeça dele no fim de 2023. Em apenas doze meses, o empresário libanês, apaixonado pelo hipismo, enfrentou várias adversidades para chegar ao primeiro lugar no ranking paranaense e quarto lugar no ranking brasileiro na categoria em que participa: Amador B. Ele compete em circuitos com obstáculos de 1 metro de altura e com atletas que têm a partir de 24 anos.

A posição no ranking estadual foi conquistada no decorrer do ano com a participação em 21 provas classificatórias e mantida intacta na última etapa. A disputa decisiva ocorreu no último fim de semana, na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba, onde Haidar foi, mais uma vez, impecável na pista e conseguiu nota suficiente para se manter no topo da categoria no Paraná. “Sem palavras para descrever a minha felicidade e a felicidade de quem me apoia e torce por mim. Uma grande conquista por ser o primeiro ano da minha participação na maioria das etapas do ranking”, celebrou Haidar.

O ranking paranaense na categoria Amador B é formado por 46 competidores de todo o estado. Como todas as provas são realizadas na capital do estado, Haidar precisou organizar uma logística arrojada para conseguir manter o nível técnico em alta e brigar pelo pódio. Além disso, a égua Beladona Mystic Rose, que forma o conjunto de saltos com Haidar, ficou na Sociedade Hípica Paranaense durante todo o ano.

Para treinar com o próprio animal, Haidar faz questão de chegar dois dias antes da competição. É esse o tempo que ele tem para se reconectar com Beladona e buscar um desempenho notável na pista. “É preciso ter muita força de vontade para alcançar o objetivo. Só assim eu consigo vencer todas as dificuldades para me preparar em condições de igualdade com os outros competidores”, ressalta o morador de Foz.

O tempo chuvoso, durante a última etapa de provas, fez Haidar usar uma estratégia cautelosa. Como a pontuação dele estava confortável em relação aos outros competidores, Haidar resolveu saltar apenas em um dos dois dias de competição, assim conseguiu poupar a égua de um esforço maior, já que a areia molhada exige muito mais dos animais. No único dia que saltaram, Haidar e Beladona ficaram em segundo lugar. No fim da última etapa, Haidar terminou o ano com 57.80 pontos de diferença para o segundo colocado no ranking paranaense.

“Haidar é muito focado, dedicado, sempre chega antes nas competições e isso realmente faz muita diferença”, destaca a secretária-técnica da Federação Paranaense de Hipismo, Denise Duwe. Ela explica que a categoria para amadores reúne profissionais de diversas áreas que não recebem qualquer quantia para montar, mas que encontram no hipismo uma alternativa esportiva e de lazer.

Trajetória marcada por muita superação – Haidar é o único morador de Foz entre os competidores de vários lugares do estado e até do país. O libanês, que vive há 22 anos na região de fronteira, trabalha com importação de vestuários e começou a competir no fim do ano passado.

Um dos momentos mais desafiadores nessa trajetória marcada por sucessos e desafios foi superar uma lesão na costela, em janeiro deste ano, e se preparar – com um período de treino bem menor que o dos adversários – para o Concurso de Salto Nacional, em março.

Mesmo com tantos contratempos, Haidar conseguiu aliar agilidade, equilíbrio e elegância na pista para conquistar a medalha de prata na competição. Dali em diante, as vitórias se tornaram comuns e a sequência de bons resultados consolidou o atleta de Foz do Iguaçu como destaque na modalidade. “Graças a Deus fomos conquistando o pódio na maioria das etapas. Até fiquei surpreso com os resultados. Mas acredito que é reflexo de tanta dedicação e comprometimento com o esporte”.

Rede de apoio x conquistas – O incentivo para se aventurar nas pistas veio da filha Hayan, que começou a praticar equitação com cinco anos. O despertar da paixão pela modalidade surgiu acompanhado do apoio incondicional da família. Então, ele resolveu dedicar tempo e recursos para evoluir na atividade, a ponto de se credenciar para as disputas mais importantes nos cenários estadual e nacional. Para Haidar, a família é a maior inspiração, porque a mulher e os filhos sempre acompanham as provas e vibram demais. “Principalmente minha filha”, revela, “porque quando estou competindo, ela não assiste, fica ajoelhada rezando. Isso que mais me dá motivação para estar no pódio e sempre honrá-la”.

Além da parte emocional, Haidar também recebe o suporte técnico de um profissional experiente: o instrutor Victor Vaz. O profissional atua na capital do estado e precisou organizar uma rotina de acompanhamento à distância para manter o treinamento em alto nível. Professor e aluno só conseguem se reunir para a preparação das provas, geralmente, dois dias antes de cada competição.

Os bons resultados conquistados já no primeiro ano, nas pistas, mostram que a estratégia vem dando certo. “O Haidar se destaca muito pela persistência e perseverança que ele tem no esporte e pelo o cuidado e dedicação que tem com o animal. Quando existe harmonia entre o atleta e o animal, a vitória do conjunto já começa ali. O desempenho na pista é só uma consequência”, explicou o treinador.

Agora o foco da dupla de atleta e treinador já se concentra no próximo ano. 2025 promete. “Vamos tentar participar de todas as etapas no ano que vem, se capacitar nas clínicas com preparos específicos para melhorar o desempenho e treinar mais. Vamos competir nos campeonatos brasileiros e buscar melhorar ainda mais a nossa colocação no ranking nacional”, reforça o treinador.

Haidar e Victor ainda têm um desafio juntos em 2024. A dupla irá representar o Paraná na Copa Brasil de Hipismo, que será realizada no próximo fim de semana, 13 e 14 de dezembro, na Sociedade Hípica Paulista, na capital de São Paulo. A representante da Federação Paranaense de Hipismo, Denise Duwe, explica que essa competição é uma espécie de “Grande Grêmio” com cavaleiros do Brasil todo. Para alcançar um bom resultado, Haidar terá que manter o desempenho em alta em dois dias de provas e conquistar uma das seis vagas para a final. Que os bons resultados venham a galope!

Haidar com o treinador Victor Vaz na cerimônia de premiação do ranking paranaense

.

.

Izabelle Ferrari Comunica

Haidar Hussein HaidarHipismo
0 comentário
2
Facebook Twitter Google + Pinterest
Sidinei Buzanelo

Formado em Jornalismo e Turismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial, Sidinei Buzanelo é natural de Foz do Iguaçu. No rádio, Buza (como é conhecido) já passou por três emissoras iguaçuenses: Cultura AM, 97 FM e Transamérica FM. Tem mais de duas décadas de experiência em coberturas esportivas, com destaque para competições como Campeonato Brasileiro da Série A, Copa América de Futebol, Campeonato Paranaense de Futebol, Liga Nacional de Futsal, Taça Brasil e Campeonato Paranaense de Futsal. Realizou inúmeras coberturas em Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná. Também atuou em diversos segmentos da comunicação como jornais, sites e emissoras de TV locais como Foz TV, Canal 10, Canal 21 e Canal 40 (TVA), além de trabalhar na área de assessoria de imprensa e apresentação de eventos.

post prévio
Festa do Foz Cataratas também no Sub-17
novo post
Jaraguá é o grande campeão da LNF 2024

You may also like

Umuarama é o segundo semifinalista

25 de outubro de 2019

Vai começar o Paranaense da Segunda Divisão

2 de maio de 2024

Pato Futsal está na semifinal da LNF

10 de novembro de 2019

Mané: uma vida dedicada ao esporte

2 de março de 2024

Ginásio Clóvis Cunha Vianna

15 de fevereiro de 2019

Vai começar a Taça FPF

25 de julho de 2019

Obstáculos na vitória

23 de abril de 2019

Dois jogos abriram a segunda rodada da Copa...

25 de junho de 2022

LDA promove Campeonato de Futebol Society em Foz

11 de maio de 2022

FC Cascavel segue vivo na Série D

28 de novembro de 2020

Deixe um Comentário Cancele a Resposta

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Sidinei Buzanelo

Jornalista de Foz do Iguaçu com mais de 20 anos de experiência em coberturas esportivas.

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram

premium

premium

Últimas Postagens

  • Paranaense 2025: Foz Cataratas vence o Guarapuava

    15 de julho de 2025
  • Flamengo EC é tricampeão da Copa Oeste

    13 de julho de 2025
  • Foz do Iguaçu FC empata em casa no primeiro jogo da final

    12 de julho de 2025
  • Facebook
  • Instagram
  • Email

2017 Direitos Reservados SIGNIS Consultoria e Marketing Empresarial


Voltar para Topo