Foz do Iguaçu foi palco da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), a maior competição estudantil do estado. Foram cerca de 6,3 mil participantes entre atletas, técnicos e equipes de apoio, representando mais de 700 escolas das redes pública e privada de 206 municípios. A competição marcou uma das últimas etapas da 71ª edição dos Jeps, que já mobilizou mais de 61 mil atendimentos ao longo do calendário de 2025, somando as etapas regionais e macrorregionais.
Promovidos pelo Governo do Estado por meio das secretarias da Educação (Seed-PR) e do Esporte (SEES), os Jeps reuniram jovens em disputas de alto nível em modalidades como atletismo, futsal, handebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa e muitas outras, incluindo paradesportivas.
JEPS – Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras municipais e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.
A primeira fase regional da 71ª edição ocorreu de 2 a 7 de maio, mobilizando mais de 21 mil estudantes de 177 municípios. As disputas aconteceram simultaneamente em 15 cidades-sede: Rio Negro, Roncador, Corbélia, Cianorte, Bandeirantes, Boa Esperança do Iguaçu, Rancho Alegre d’Oeste, Teixeira Soares, Ivaiporã, Nova Londrina, Piraí do Sul, Palmital, Palotina, Sengés e Laranjeiras do Sul.
Na sequência, os classificados da Regional 1 avançaram para as etapas macrorregionais, realizadas em junho, em oito municípios: Pinhais, Irati, Francisco Beltrão, Cafelândia, Engenheiro Beltrão, Loanda, Florestópolis e Cornélio Procópio.
A capital paranaense também esteve integrada ao calendário 2025 com uma etapa exclusiva. Com início no dia 8 de maio, Curitiba sediou a maior regional dos Jeps, reunindo mais de 5 mil estudantes de 144 instituições de ensino. As competições, seguiram até 17 de maio, abrangendo nove modalidades: atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
Já a Fase Regional 2 aconteceu no dia 16 de maio, contemplando mais 16 municípios-sede: Jandaia do Sul, Campo Magro, Jesuítas, Marmeleiro/Renascença, São Miguel do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Pinhalão, Jacarezinho, Ibiporã, Astorga, Matinhos, Terra Rica, Clevelândia, Telêmaco Borba, Pérola e União da Vitória.
Passada a etapa final em Foz do Iguaçu, os classificados representarão o Paraná nas disputas dos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que acontecerão de 10 a 26 de setembro, em Brasília (DF).
“Competiram aqui em Foz os melhores atletas de 15 a 17 anos do Paraná, em 18 modalidades. O sucesso do evento foi resultado do esforço conjunto da prefeitura municipal de Foz, do Núcleo Regional de Educação e do Governo do Estado”, afirmou a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon.



.
.
Fotos: SEES-PR